quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pneus: saiba quais cuidados tomar antes e depois de trocar o acessório


Antes de realizar a troca das rodas e dos pneus, além de analisar aspectos como a qualidade ou o preço do produto, o proprietário do carro precisa ficar atento à legislação relativa a esse acessório e até mesmo às possíveis influências para o consumo de combustível, caso queira evitar prejuízos.

No primeiro caso, se não atender algumas exigências, o dono do veículo pode ser penalizado com multa de R$ 127,00. Além disso, pode ter a carteira de habilitação apreendida.

Legislação
De acordo com a Resolução nº 201 do Departamento Nacional de Trânsito(Denatran), as rodas só podem ser aumentadas em apenas uma polegada.

Quanto maior a roda, menor deve ser o perfil do pneu, de modo que o conjunto não encoste na lataria.

No bolso
Pneus baixos garantem maior estabilidade, já os mais altos, funcionam como incremento da suspensão.

Quanto ao consumo de combustível, os perfis mais altos tendem a consumir menos que os mais altos.

Conservação
Após a compra, o motorista precisa tomar alguns cuidados para garantir a conservação dos pneus. E a maneira de dirigir influencia na vida útil dessas peças. Arrancadas bruscas e freadas desnecessárias podem diminuir a durabilidade do acessório.

O desgaste também pode ser provocado pelas más condições mecânicas do veículo. O alinhamento e o balanceamento das rodas também são importantes para a a boa conservação dos pneus.

A calibragem, inclusive do estepe, deve ser periodicamente checada. De preferência, quando os pneus estiverem frios, o que diminui a margem de erro.

Fonte: http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=668256&path=/suasfinancas/carros/seguranca/

terça-feira, 29 de setembro de 2009

COMO ESCOLHER SEU CARRO NOVO


Como escolher seu carro novo?

O carro é considerado por muitos uma ferramenta que facilita o transporte e deslocamento pessoal. Para outros é um sonho de consumo, aquele Bem sonhado desde a infância. Atualmente o automóvel se tornou um Bem acessível por conta das diversas ofertas de crédito no mercado para o financiamento.

Você pode escolher um modelo através da sua necessidade. As montadoras tem oferecido diversas categorias, modelos, motorização e acessórios diferentes. Os gostos são bem diversificados. Alguns gostam de carro espaçoso, compacto potente, Sedan, Pick-up, Hatch, popular, econômico, etc. Com a Internet ficou muito facil pesquisar os detalhes de cada veículo através dos catalogos disponíveis na pagina de cada montadora. Depois de se abastecer de informações, fica mais fácil escoler o veículo.
Comprar carro exige paciência. Afinal, existe no mercado uma infinidade de modelos e preços.

A escolha feita meramente pelo visual quase sempre acaba em frustração. Por isso, uma boa dica é recorrer ao test-drive oferecido gratuitamente pela maioria das revendas, e ter em mente de que forma você vai utilizar o veículo.
Ao fechar o negócio, o carro não tem apenas de se adequar ao tamanho do bolso do comprador. É preciso também atender às suas expectativas e principalmente suas necessidades.
Se você tem família, utilitários-esportivos podem ser uma boa pedida, porque costumam ter bom espaço interno e amplo porta-malas para todo tipo de bagagem.
Quem gosta de agilidade no trânsito e mais facilidade para estacionar, costuma ver na versão hatch a escolha sob medida para rodar em grandes cidades.
A potência é outro fator importante na escolha do carro ideal. Um modelo 1.0, apesar de econômico, tende a frustrar as expectativas de quem busca subir rapidamente a Serra do Mar com a família inteira e o porta-malas abarrotado.
Já os modelos 1.6 têm mais força para vencer subidas e oferecem segurança nas ultrapassagens, sem serem beberrões. No entanto, o mesmo não pode ser dito das versões 1.8 ou 2.0, que tendem a consumir mais.
Quer desempenho? Os modelos com turbo compressor ou motor de 16 válvulas são ideais para estradas. Mas se a suspensão mais rígida e os bancos firmes dos esportivos incomodam, é bom ficar com uma versão mais clássica, como um sedã, onde geralmente impera o rodar mais macio.

Escolhendo entre o novo ou o usado

o automóvel zero quilômetro ainda é caro para o orçamento do brasileiro, e muitas vezes o consumidor acaba optando pelo veículo de "segunda mão".
Apesar disso, dirigir um carro zero é visto como privilégio, de forma que quem pode não abre mão do prazer de ser o primeiro dono do veículo. Além da exclusividade, um automóvel novo oferece uma tranqüilidade a mais ao motorista: a garantia de fábrica.
O apelo publicitário é forte e as condições especiais de financiamento para os zero quilômetro são muitas, mas ainda assim existem consumidores que não se importam em comprar um veículo usado, ou melhor, semi-novo. Com idade entre um e quatro anos, essa categoria de automóveis consegue conquistar um grande público com apenas uma vantagem adicional: o preço.

Apesar do preço mais baixo do automóvel semi-novo, é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar o seu. Isso porque é fácil cair em truques e armadilhas de vendedores e comprar gato por lebre. Além disso, corremos o risco de levar para casa um veículo roubado ou danificado.
Além disso, lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura que, em caso de defeitos do veículo, você poderá reclamar em um prazo de até 90 dias. Já o vendedor terá um prazo de 30 dias para solucionar o problema. Isso para compras feitas em uma concessionária ou loja de veículos.

Dicas importantes para a compra de um usado:

* Cheque o número do chassis: compare com o número dos documentos para ter certeza de que o automóvel não é roubado.
* Cuidado com a parte externa: procure examiná-la em locais abertos e bem iluminados. Ambientes internos e falta de luz podem esconder vários defeitos na pintura e possíveis batidas.
* Atenção às portas e ao capô: se houver dificuldades para fechá-los é sinal de que o carro foi batido. Veja se não existem bolhas na pintura; se houver, quer dizer que essa parte está enferrujada.
* Cheque os pneus: verifique se eles estão desgastados ou perderam a aderência, além de evitar colocar em risco a sua vida, é preciso saber porque os pneus originais provavelmente foram trocados pelos antigos.
* Peça ajuda a um mecânico: cheque motor; barulho dos freios; alinhamento e amortecedores; comandos do painel, como pára-brisas, faróis, pisca-alerta, setas, desembaçadores etc.

Convém destacar que quando o negócio é feito entre duas pessoas físicas, então o CDC perde sua validade pois não caracteriza a relação de consumo, e é exatamente por isto que é preciso um cuidado ainda maior. Atualmente existe serviço de perícia veícular nas principais cidades. Este serviço é barato e mostra a procedencia das principais peças do veículo usado a ser comprado.

Escolhendo um carro que caiba no seu bolso

Certamente dirigir um carro no Brasil deixou de ser um luxo há muito tempo, já que os serviços de transporte não são nada eficientes por aqui. Por outro lado, é necessário ter um automóvel compatível com seu nível de renda. A recomendação é não gastar mais de 20% de suas receitas mensais com as prestações do carro. Os gastos com a manutenção também não podem ultrapassar outros 15%. É uma simples questão de prioridades.
Se você gasta metade de seu salário apenas para se locomover, tem alguma coisa errada. No final do mês não deve sobrar muito para investir. É importante que você tenha uma reserva de emergência, que cubra as despesas de pelo menos seis meses caso você perca seu emprego ou enfrente situações econômicas adversas.
Sempre é possível adaptar seu sonho ao seu bolso, optando por um modelo mais simples ou até mesmo um semi-novo, que pode custar até 25% a menos que o zero km e não necessariamente implica em altos custos de manutenção. Lembre-se que mais importante do que realizar um sonho é evitar que ele se transforme em um pesadelo.
Antes de entrar em um financiamento ou consórcio analise com cuidado qual o impacto das prestações no seu orçamento. Se mais do que 30% do seu orçamento forem comprometidos, talvez valha a pena refletir se não vale a pena adiar a compra até que você junte o suficiente para comprar à vista, ou pelo menos reduzir seu saldo devedor.

Fonte: Guia do Carro

Sistema de Freios: troca do fluido de freio

Você sabia que o fluido de freio deve ter substituído a cada ano ou 10 mil km?

A Manutenção em sistemas de freios é um dos procedimentos mais importantes nos serviços preventivos. Além da checagem dos componentes e troca periódica de pastilhas, discos e lonas, a substituição e sangria do fluido de freios deve ser feita anualmente ou em intervalos de 10 mil km.
Ao realizar os serviços de troca do fluido, observe se está sendo utilizado um produto que atenda as normas nacionais e siga as orientações do fabricante, cuidando para que não haja contaminação com água ou resíduos de ar (bolhas) no interior do sistema. Nunca reutilize fluido que já tenha circulado pelo circuito hidráulico dos freios.

Observações iniciais - O fluido de freio é corrosivo, portanto, evite contato com a pintura do veículo e tenha cuidado ao manuseá-lo. Cada montadora determina o tipo de fluido adequado para aquele veículo, podendo ser DOT 3, DOT 4 ou DOT 5. Antes de proceder a substituição, verifique junto ao reservatório ou no próprio manual do proprietário quais as especificações técnicas do fluido a ser empregado.
A seqüência de sangria do fluido de freio deve ser a seguinte: primeiro a roda traseira direita, depois a traseira esquerda, em seguida a dianteira direita e por último a dianteira esquerda. Somente em casos específicos indicados pelo fabricante do veículo esta seqüência deve ser alterada.

Passo-a-passo - Com o auxílio de uma bomba de vácuo, remova todo o fluido usado do reservatório.
• Complete o reservatório com o fluido novo até a marca “MAX”, observando as especificações do fabricante do veículo;
• A sangria deve ser feita obedecendo a seqüência especificada acima (salvo exceções previstas no manual do proprietário do veículo);
• A sangria pode ser feita de três formas diferentes: a) utilizando-se uma bomba de vácuo, b) uma bomba especial de pressão ou c) apenas o técnico com auxílio de mais uma pessoa.
a) Bomba de vácuo: conectar a bomba de vácuo no sangrador usando uma mangueira transparente, aplicar uma depressão e abrir o sangrador.
b) Bomba especial de pressão: no segundo caso, coloque a bomba especial de pressão no reservatório e abra o sangrador na roda.
c) Técnico com um auxiliar: forma mais tradicional, é necessário que uma pessoa bombeie o pedal de freio e depois mantenha-o acionado, enquanto o técnico abre o sangrador para saída do fluido, fechando-o em seguida e reiniciando a operação (Atenção: este processo pode danificar o cilindro-mestre de freio, ocasionando a sua substituição).
Em qualquer dos casos apresentados, a troca do fluido estará finalizada quando sair apenas fluido novo e sem bolhas de ar pelo sangrador. Repetir o processo em todas as rodas, na seqüência especificada.

Fonte: http://www.oficinabrasil.com.br/Dicas-da-Agenda-do-Carro/Fluido-sistema-de-freio/

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Câmbio Automático: Como funciona???

Prezados amigos, decidimos pesquisar e postar sobre o funcionamento do cambio automatico dos automóveis por tratar-se de uma curiosidade para os motoristas que ainda não tiveram oportunidade de dirigir um carro equipado com este tipo de transmissão..

Com a transmissão automática, o motorista pode dar férias, ou melhor, aposentar o pé esquerdo. Pois é o pé direito que fica responsável por todas as funções necessárias, que são acelerar e frear. A principal vantagem desse sistema é a coordenação das trocas de marcha sem a interferência do motorista, eliminando a embreagem tanto nas arrancadas, paradas, como também nas mudanças de marcha.

O sistema automático faz uma comparação entre a velocidade e as rotações do motor para definir a marcha a ser empregada. Muitos conhecem esse mecanismo por hidramático, que na verdade é apenas o aportuguesamento da palavra “hydramatic”, o nome do sistema pioneiro que equipava carros da GM a partir dos anos 30. Hoje hidramático já consta até nos dicionários.



Não precisa tentar decifrar o que está escrito abaixo. é simplesmente como funciona os componentes da transmissão automática:

O engate das marchas é obtido por meio de fricções de vários discos, comandados hidraulicamente. Eles podem, tanto travar, como receber ou transmitir movimento – o funcionamento ocorre segundo as necessidades impostas pelo motorista. Nos câmbios mais modernos, o controle se dá por meio de uma central eletrônica.

Dirigir um carro equipado com câmbio automático é mais simples do que pode parecer.

Com raras exceções, as posições da alavanca são:

P – parking ou estacionamento, também necessário para dar a partida e bloqueia as rodas motrizes;
R – reverse ou marcha à ré;
N – neutral ou ponto-morto;
D – drive, engata todas as marchas à frente, geralmente 4 ou 5 marchas;

O que é importante na condução de um carro equipado com câmbio automático é sempre pisar no freio ao utilizar a alavanca para escolher uma posição, principalmente o D.

Fontes:

Ricardo Lopes da Fonseca Especial para o G1: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL766469-9658,00-TIRE+DUVIDAS+SOBRE+OS+CAMBIOS+AUTOMATICOS.html

Gasolina: Normal ou Aditivada ???

Pessoal, mais uma dica super importante, é sobre a dúvida que passa pela nossa cabeça sempre que vamos abastecer e o frentista pergunta: "Normal ou aditivada"?

Carro na "banguela" economiza combustível ???

Gente, uma dica super útil, pelo menos para mim foi... Já fiz muito isso no passado, mas por me falarem que poderia estragar o carro, me livrei desse hábito a alguns anos... Mas conheço gente que quando depara-se com uma bela decida pela frente, logo desengata o carro e vai "na banguela". Se você faz ou já vez isso pelo menos uma, vez pensando estar economizando combustível, assista o vídeo abaixo:

Seguro de Automóveis

Oi pessoal, boa noite!

Estava pesquisando sobre seguro de automóveis e encontrei um site que faz cotação on-line e também algumas dicas de como pagar menos pelo seguro:

http://www.cortacontas.com.br/seguros/seguro-automotivo.html?gclid=CKCf-57Li50CFado5QodsCA53A


5 dicas para pagar menos pelo seu seguro automóvel

Um serviço ao qual incontornavelmente temos de recorrer é o serviço prestado pelas seguradoras. Principalmente se fizermos parte da população que detém um automóvel pois neste caso, o seguro, é obrigatório para circularmos na via pública. Com mais ou menos campanha, os seguros vão todos cobrando os seus dividendos a que ironicamente chamam prémio.

Mas como poupar no prémio cobrado pela seguradora? Que soluções para ter o mesmo serviço mas com um menor custo? Existem algumas dicas para conseguir ter o melhor preço dos seus seguros. Aqui ficam algumas indicações de pagar um pouco menos pelo(s) seu(s) seguros.

1. Mantenha todos os seus seguros na mesma seguradora. Ao ter vários seguros na mesma seguradora, esta oferece-lhe condições individuais especiais. Da mesma forma, caso tenha de fazer braço de ferro, tem um peso negocial maior.

2. Junto todos os créditos automóvel num só. As seguradoras oferecem soluções personalizadas em que é possível pagar apenas um seguro quando se tem mais que uma viatura. Assim já pode juntar o seu automóvel, a moto do seu filho, o barco e todos os demais veículos automóveis que possa ter. Poderá ter uma redução no preço total dos seguros até 30% assim.

3. Não tenha acidentes. Esta é uma verdade absoluta. Sempre que tem um acidente o seu prêmio aumenta. Pelo que o melhor é cumprir na integra as regras do código e não ter acidentes. Claro que não conseguimos controlar a atitude e o civismo dos outros automobilistas na estrada. Mas no que depender de nós, o melhor é cumprirmos sempre as regras de trânsito.

4. Leia atentamente todas as coberturas opcionais e elimine todas aquelas que não lhe interessa. As apólices de seguro estão cheias de pequenas coberturas opcionais que são incluídas por omissão. Algumas dessas coberturas podem ser retiradas da apólice de forma a aliviar a carga total da apólice. Por exemplo há coberturas automóveis que cobrem a queda de um avião ou avioneta sobre o seu carro, e outras que podem ser retiradas sem prejuízo da segurança.

5. Esteja atento! Ao longo do ano as seguradoras criam novos produtos e ofertas. Normalmente é possível trocar de produto ou subscrever opções extra que nos reduzem a carga do prémio. Por vezes é mais vantajoso rescindir o seguro e fazer um novo na mesma seguradora, que renovar o actual seguro no fim do prazo vigente.

Grande parte destas dicas são puro bom senso. De facto não existe muito conhecimento associado a estas práticas. Apenas atenção e bom senso. É importante termos em mente que podemos mudar de seguradora sempre que quisermos e que isso nos seja vantajoso. Os seguros de “antigamente” já não existem. Num outro tempo poderíamos optar por esta ou aquela seguradora porque conhecíamos o gerente do balcão. Hoje em dia tudo é gerido centralmente e de forma desumanizada de maneira que acabam por ser todos cinzentos.

Texto presente em http://www.oseguroautomovel.com/5-dias-para-pagar-menos-pelo-seu-seguro-automovel. Acesso em 24/09/09.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Mundial sem Carro (O World Car Free Day )

Dia 22 de Setembro é uma data marcada pelo Dia Mundial sem Carro. Este movimento nasceu em algumas cidades da Europa nos ultimos 20 anos e tem como objetivo levar as pessoas a reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, com foco maior nas grandes metropoles.

Este movimento insentiva as pessoas a utilizar meios de transporte sustentáveis como bicicleta, ônibus coletivo e metro para seu deslocamento diário. O meio de transporte mais lembrado e comentado neste dia foi a bicicleta por ser considerada mais saudável, nao agridir o meio ambiente, ser democrática e com excelente custo beneficio. É bom esclarecer que a bicicleta é indicada para trajetos de curtas distâncias.

No Brasil, o Dia Mundial sem carro tem crescido de forma tímida. Nas principais capitais, a data foi lembrada de alguma forma. Em São Paulo, o prefeito Kassab foi trabalhar de ônibus acompanhado com o secretário municipal dos transportes. No Rio de Janeiro o prefeito Eduarto Paes foi ao trabalho de bicicleta.

Seguindo as tendências de sustentabilidade e meio ambiente, no dia 22 de setembro vimos em algumas cidades o movimento "vá de bike". Este movimento tem obtido mais adeptos a cada ano como pode ser evidenciado em diversos vídeos postados na página do YouTube". Basta pesquisar a frase: "Vá de bike" e você verá muitos vídeos legais sobre este movimento. Gosto muito de automóveis, Não consigo me imaginar sem carro pois se tornou uma ferramenta necessária em minha vida. Mas para aqueles que estam estressados com congestionamentos e desejam perder uns quilinhos, segue ai uma ótima dica: " Vá de bike. "

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Inspeção Veicular - Check List

Inpeção Veicular Ambiental. Uma obrigação presente em diversos paises e em algumas cidades do Brasil. Como é o exemplo de São Paulo.

Se o seu veículo tem de fazer ainspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo - cerca de 2,6 milhões de veículos movidos a diesel, álcool, gás natural ou gasolina e produzidos entre 2003 e 2008 estão obrigados este ano -, é necessário fazer uma verificação antes. Afinal, você não quer correr o risco de ser reprovado, e ficar impedido de licenciar o veículo até corrigir os problemas, quer? O Autoesporte (Globo) ouviu mecânicos e engenheiros da área de autopeças para saber o que o seu carro precisa para ficar tinindo para a vistoria. Mesmo aqueles que fizeram a famosa revisão de fim de ano antes de cair na estrada precisam ficar atentos. Afinal, a conversa mole de algum mecânico ou profissional desonesto pode levá-lo a pagar duas vezes pelo mesmo serviço sem necessidade.

Regulagem do motor
Rubens Venosa, dono da oficina MotorMax e consultor da revista Autoesporte, diz que alguns sinais podem indicar problemas de regulagem no motor. "Se estiver falhando, soltando fumaça ou batendo pino, é bem provável que não passe na inspeção, pois são indícios de um motor mal regulado", afirma. Nesse caso, o proprietário deve levar o veículo a uma oficina de confiança para um diagnóstico detalhado do motor, velas, cabos, ignição, filtros e injeção eletrônica. Para manter o motor do carro regulado, recomenda-se trocar o filtro de óleo a cada 5 mil km, o de ar e combustível a cada 15 mil km e substituir do jogo de velas a cada 30 mil km. O engenheiro, no entanto, acredita que a primeira inspeção da Prefeitura de São Paulo deve ser branda, e com a maioria dos carros sendo aprovados. "Ao longo dos anos, toda a frota será inspecionada e os critérios de reprovação devem ficar mais rígidos", finaliza.

Emissão de gases
Algumas das possíveis causas da emissão excessiva de gases poluentes são falhas no sistema de injeção eletrônica, carburador desregulado, velas sujas ou desreguladas, filtro de ar sujo, bicos de injeção sujos e catalisador avariado. Para o gerente de engenharia da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto, a importância do catalisador para a vida útil do motor é geralmente esquecida. "Esses redutores de poluição são prejudicados pelos combustíveis de má qualidade e pelas lombadas fora de especificação", explica. Rebellato diz que catalisadores falsos provocam o aumento do consumo do combustível, além de causar uma mudança nas taxas de contra-pressão, Isso provoca alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de peças. "Um catalisador genuíno, que vem no veículo novo, tem durabilidade mínima de 80 mil km", diz.

Manutenção
A Controlar, concessionária responsável pela aplicação do programade inspeção veicular em São Paulo, recomenda que os proprietários dos veículos verifiquem alguns itens de manutenção antes de passar pela inspeção ambiental veicular. Segundo a empresa, é importante fazer a manutenção preventiva recomendada pelo fabricante, estar com a troca de óleo em dia, filtro de ar limpo e com o veículo sem vazamentos aparentes.

Revisão básica
De acordo com Venosa, é aconselhável fazer uma revisão básica a cada 15 mil km ou uma vez por ano. Normalmente são trocados filtros de ar, de óleo e de combustível, além da substituição do jogo de velas. O preço varia entre R$ 300 e R$ 500, dependendo do veículo. Para o engenheiro, os veículos revisados para as férias de final do ano não devem ter dificuldades na inspeção. "Quem fez revisão recentemente não deve se preocupar, pois, provavelmente, o veículo está em ordem", lembra.

Cuidado com o que vai no tanque
A qualidade do combustível é um ponto importante que não pode ser esquecido, pois pode prejudicar o bom funcionamento do motor. Por isso, vale a velha dica de abastecer em postos de confiança, que, se possível, comprovam a procedência do combustível.

O Código Brasileiro de Trânsito é bem claro e prevê punição para veículos em mal estado de conservação. Esta regulamentação visa também diminuir o alto índice de acidentes com envolvimento de veículos em condições precárias. Mais de 40 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito, muitos deles poderiam ser evitados se os veículos estivessem em boas condições de uso. Por este motivo é justo que haja punição. As autoridades vem agindo severamente com a lei seca. Houve maior rigor e os acidentes diminuíram drasticamente. Então, percebemos que quando há mais rigor, há também mais respeito e sensibilização.
O motorista precisa ter consciência da importância de cuidar do seu veículo para garantir segurança no trânsito.
Seja consiente. Procure uma oficina de confiança, com profissionais qualificados, que utilizam peças de qualidade garantida.

Segue abaixo check list que pode ser aplicado em seu veículo e diminuir o risco de problemas mecanicos, acidentes e a possibilidade de reprova na inspeção ambiental.

Itens importantes para checar em seu veículo, conforme norm
a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – NBR 14624

Sistema de freios

  • Fluido para freio
    Indicação: troca anual
  • Discos de freio
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km
  • Pastilhas de freio
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km
  • Tambor de freio
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km
  • Freio a tambor
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
  • Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
    Indicação: verificar a cada 30 mil Km

Suspensão é responsável

pela estabilidade do veículo

  • Amortecedores
    Quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
  • Molas
    Quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
  • Bandejas e braços
    Danificadas e buchas gastas
  • Pivôs e buchas
    Folga ou gastos
  • Barra estabilizadora e bieletas
    Folga ou gastos

Filtro de ar

Fazer teste visual regularmente e se estiver escuro, substitua o componente por outro da mesma qualidade e especificações sugeridas pelo fabricante.

Palhetas do pára-brisa

  • Substituir o componente por outro de qualidade que atenda ás especificações do fabricante quando a borracha der sinais de ressecamento. O ideal é trocar a peça a cada seis meses. Para promover a limpeza do pára-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro.


Bateria

  • Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.
  • Sempre que ligar o veículo procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos 20 minutos para que nesse período a carga da bateria perdida durante a partida, seja totalmente recomposta.
  • Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.
  • Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio de terra solto.
  • Lembre-se que a constatação de defeito só é possível por meio de equipamentos especificos para diagnostico da bateria.
  • Não aceite que testem sua bateria fechando curto-circuito entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode danificar a bateria.
  • Se desejar instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique antes se haverá equilibrio do sistema elétrico, onde o Alternador conseguirá suprir o consumo de todos os componentes eletricos do veículo. Após essa verificação, assegure-se que a bateria atual é compatível com a nova demanda elétrica. As duas verificações podem ser feitas numa rede autorizada e no seu auto-elétrico de confiança.
  • Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio e DVD com o veículo desligado. O consumo excessivo poderá descarregar a bateria.
  • Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais) em uma oficina de sua confiança. O mal funcionamento de algum destes itens compromete a vida útil da bateria automotiva, podendo gerar sobrecarga, fuga de corrente, e outros fatores que prejudicam diretamente a bateria.
  • Evite ligar e desligar o veículo muitas vezes durante o dia sem intervalos suficientes (20 minutos pelo menos) para a recomposição da carga da bateria. Isso é muito comum em táxis.

Faróis

A troca deve feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim,que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período, por isso é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com baixa luminosidade.

Quando os faróis estão regulados, os fachos de luz têm uma inclinação de 15 graus para o lado direito, permitindo que o motorista enxergue placas de sinalização à distância e também para evitar a perda da visibilidade momentânea de que quem trafega no sentido contrário.

Pneus

  • Calibrar os pneus regularmente de acordo com especificações do fabricante, respeitando as condições de uso. Assim, você prolonga ávida útil dos pneus.Pneus em bom estado garantem a segurança do veículo, a dirigibilidade e o desempenho do veículo.
  • Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.
  • O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.

Alinhamento

  • A cada 5.000 km
  • A cada troca de pneus quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro
  • Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama"
  • Trepidação das rodas dianteiras
  • Vibração do carro
  • Volante duro
  • O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
  • O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados

Balanceamento

  • A cada 5.000 km
  • A cada troca de pneus
  • Toda a vez que fizer o rodízio de pneus
  • Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem
  • Após ter efetuado o reparo no pneu ou na câmara de ar

Faça o Dowload e imprima:

Check-list da manutenção preventiva do veículo, conforme norma ABNT 14624

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI26028-10337,00-COMO+DEIXAR+SEU+CARRO+PREPARADO+PARA+A+INSPECAO+VEICULAR.html ; http://www.carro100.com.br/checklist/checklist.php

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Recall

Muitas vezes ouvimos boatos a respeito de Recall, ficamos preocupados e confusos procurando saber se o nosso automóvel faz parte do lote convocado.

Você sabe o que é um Recall?

Recall ou recolha de produto é uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo fabricante do mesmo. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto.

O recall é uma tentativa de evitar possíveis transtornos e acidentes em decorrência de falha no processo de fabricação de peças e veículos, e aprimorar ou evitar danos à publicidade da empresa. Os recalls custam caro para as empresas porque frequentemente envolvem a substituição do produto recolhido ou o pagamento pelos danos causados pelo uso do mesmo, embora possivelmente custem menos do que os custos indiretos que se seguem aos danos à imagem da empresa e a perda de confiança no fabricante. O Código de Defesa do Consumidor é claro a respeito de recalls e da Responsabilidade do Fabricante.

Saiba se o seu veículo foi chamado de volta pela Montadora...

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Recall ;http://www.mj.gov.br/Recall/



terça-feira, 15 de setembro de 2009

Manutenção Preventiva

Todo mundo sabe que, de tempos em tempos, qualquer veículo exige pequenos reparos. O uso no dia-a-dia acaba gerando o desgaste de boa parte dos componentes, e também prejudica as regulagens do motor, suspensão etc. Agora, o que pouca gente percebe é que a melhor maneira de manter o seu carro com um bom funcionamento é realizando a manutenção preventiva.


Os cuidados constantes com o veículo representam:
• Redução dos custos com a reparação;
• Diminuição significativa do consumo de combustível e do desgaste geral do automóvel;
• Diminui a depreciação do valor de revenda do veículo;
• Mais conforto;
• Mais segurança para a sua família.


Recomendamos que a manutenção preventiva seja feita por oficinas que possuam profissionais treinados pelos principais fabricantes de peças automotivas, equipamentos de teste de última geração que possibilitam diagnósticos e consertos mais rápidos e precisos.


Algumas oficinas já adotaram o check-up de alguns itens importantes responsáveis pela segurança, conforto, economia de combustível e emissões de poluentes. Estes itens são:


• Combustível e lubrificantes;
• Filtros;
• Velas e Cabos;
• Faróis e lâmpadas;
• Limpador de pára-brisa;
• Suspensão;
• Freios;
• Correias;
• Sistema elétrico;
• Sistema de arrefecimento do motor;
• Sistema de injeção eletrônica;
• Pneus.


Certifique-se que as peças substituídas são originais, ou fabricadas por empresas que possuem padrão de qualidade recomendado pelas montadoras.


Manutenção preventiva é sinônimo de segurança, economia e preservação do meio ambiente.


Fique atento as próximas postagens com mais dicas de cuidado para o seu automóvel.

Fonte: http://www.bosch.com.br/br/boschservice/motorista_manutencao.asp