terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Mundial sem Carro (O World Car Free Day )

Dia 22 de Setembro é uma data marcada pelo Dia Mundial sem Carro. Este movimento nasceu em algumas cidades da Europa nos ultimos 20 anos e tem como objetivo levar as pessoas a reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, com foco maior nas grandes metropoles.

Este movimento insentiva as pessoas a utilizar meios de transporte sustentáveis como bicicleta, ônibus coletivo e metro para seu deslocamento diário. O meio de transporte mais lembrado e comentado neste dia foi a bicicleta por ser considerada mais saudável, nao agridir o meio ambiente, ser democrática e com excelente custo beneficio. É bom esclarecer que a bicicleta é indicada para trajetos de curtas distâncias.

No Brasil, o Dia Mundial sem carro tem crescido de forma tímida. Nas principais capitais, a data foi lembrada de alguma forma. Em São Paulo, o prefeito Kassab foi trabalhar de ônibus acompanhado com o secretário municipal dos transportes. No Rio de Janeiro o prefeito Eduarto Paes foi ao trabalho de bicicleta.

Seguindo as tendências de sustentabilidade e meio ambiente, no dia 22 de setembro vimos em algumas cidades o movimento "vá de bike". Este movimento tem obtido mais adeptos a cada ano como pode ser evidenciado em diversos vídeos postados na página do YouTube". Basta pesquisar a frase: "Vá de bike" e você verá muitos vídeos legais sobre este movimento. Gosto muito de automóveis, Não consigo me imaginar sem carro pois se tornou uma ferramenta necessária em minha vida. Mas para aqueles que estam estressados com congestionamentos e desejam perder uns quilinhos, segue ai uma ótima dica: " Vá de bike. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário