quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pneus: saiba quais cuidados tomar antes e depois de trocar o acessório


Antes de realizar a troca das rodas e dos pneus, além de analisar aspectos como a qualidade ou o preço do produto, o proprietário do carro precisa ficar atento à legislação relativa a esse acessório e até mesmo às possíveis influências para o consumo de combustível, caso queira evitar prejuízos.

No primeiro caso, se não atender algumas exigências, o dono do veículo pode ser penalizado com multa de R$ 127,00. Além disso, pode ter a carteira de habilitação apreendida.

Legislação
De acordo com a Resolução nº 201 do Departamento Nacional de Trânsito(Denatran), as rodas só podem ser aumentadas em apenas uma polegada.

Quanto maior a roda, menor deve ser o perfil do pneu, de modo que o conjunto não encoste na lataria.

No bolso
Pneus baixos garantem maior estabilidade, já os mais altos, funcionam como incremento da suspensão.

Quanto ao consumo de combustível, os perfis mais altos tendem a consumir menos que os mais altos.

Conservação
Após a compra, o motorista precisa tomar alguns cuidados para garantir a conservação dos pneus. E a maneira de dirigir influencia na vida útil dessas peças. Arrancadas bruscas e freadas desnecessárias podem diminuir a durabilidade do acessório.

O desgaste também pode ser provocado pelas más condições mecânicas do veículo. O alinhamento e o balanceamento das rodas também são importantes para a a boa conservação dos pneus.

A calibragem, inclusive do estepe, deve ser periodicamente checada. De preferência, quando os pneus estiverem frios, o que diminui a margem de erro.

Fonte: http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=668256&path=/suasfinancas/carros/seguranca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário