Justificativa
A Fiat, mais atingida pelo esfarelamento, diz que a causa foi uma troca do material usado, na época (a maioria dos problemas começou em 2001), por um que não é poluente, mas que teria gerado o desgaste prematuro. A montadora assume a falha e lembra que diversos volantes foram trocados em garantia. Mas afirma que atualmente o problema não ocorre mais. Sobre o fato de a substituição não mais estar sendo feita em garantia, diz que cada situação está sendo analisada separadamente.
O problema de esfarelamento prematuro do volante e, em alguns casos, também da manopla da alavanca do câmbio, em veículos Fiat, foi tão evidente que obrigou a montadora a trocar as peças em garantia durante muito tempo. O desgaste atingiu principalmente modelos Uno e da linha Palio, fabricados entre janeiro de 2001 e abril de 2003. Desde o fim do ano passado, no entanto, independentemente do período citado, muitos clientes não mais tiveram seus volantes trocados. A explicação da montadora era o fato de o carro não estar no período de garantia e não terem sido realizadas adequadamente todas as revisões previstas no manual do proprietário.
Por mais estranha que possa parecer - já que as revisões, normalmente de componentes mecânicos, nada têm a ver com o desgaste do material do volante -, a resposta passou a ser adotada por outras marcas. Durante os últimos meses, Veículos recebeu reclamações de proprietários não só de modelos Fiat, mas Ford, Volkswagen, Renault e Peugeot, também com o volante e/ou manopla do câmbio esfarelando.
Qualidade
O engenheiro Giovani Borgomoni, do comitê de veículos de passeio do Congresso Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), diz que esse tipo de esfarelamento não é comum e, normalmente, decorre de problema de qualidade do material. Normalmente, os volantes são revestidos por polipropileno ou PVC.
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Fonte: vrum.com.br
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