quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Inspeção Veicular - Check List

Inpeção Veicular Ambiental. Uma obrigação presente em diversos paises e em algumas cidades do Brasil. Como é o exemplo de São Paulo.

Se o seu veículo tem de fazer ainspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo - cerca de 2,6 milhões de veículos movidos a diesel, álcool, gás natural ou gasolina e produzidos entre 2003 e 2008 estão obrigados este ano -, é necessário fazer uma verificação antes. Afinal, você não quer correr o risco de ser reprovado, e ficar impedido de licenciar o veículo até corrigir os problemas, quer? O Autoesporte (Globo) ouviu mecânicos e engenheiros da área de autopeças para saber o que o seu carro precisa para ficar tinindo para a vistoria. Mesmo aqueles que fizeram a famosa revisão de fim de ano antes de cair na estrada precisam ficar atentos. Afinal, a conversa mole de algum mecânico ou profissional desonesto pode levá-lo a pagar duas vezes pelo mesmo serviço sem necessidade.

Regulagem do motor
Rubens Venosa, dono da oficina MotorMax e consultor da revista Autoesporte, diz que alguns sinais podem indicar problemas de regulagem no motor. "Se estiver falhando, soltando fumaça ou batendo pino, é bem provável que não passe na inspeção, pois são indícios de um motor mal regulado", afirma. Nesse caso, o proprietário deve levar o veículo a uma oficina de confiança para um diagnóstico detalhado do motor, velas, cabos, ignição, filtros e injeção eletrônica. Para manter o motor do carro regulado, recomenda-se trocar o filtro de óleo a cada 5 mil km, o de ar e combustível a cada 15 mil km e substituir do jogo de velas a cada 30 mil km. O engenheiro, no entanto, acredita que a primeira inspeção da Prefeitura de São Paulo deve ser branda, e com a maioria dos carros sendo aprovados. "Ao longo dos anos, toda a frota será inspecionada e os critérios de reprovação devem ficar mais rígidos", finaliza.

Emissão de gases
Algumas das possíveis causas da emissão excessiva de gases poluentes são falhas no sistema de injeção eletrônica, carburador desregulado, velas sujas ou desreguladas, filtro de ar sujo, bicos de injeção sujos e catalisador avariado. Para o gerente de engenharia da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto, a importância do catalisador para a vida útil do motor é geralmente esquecida. "Esses redutores de poluição são prejudicados pelos combustíveis de má qualidade e pelas lombadas fora de especificação", explica. Rebellato diz que catalisadores falsos provocam o aumento do consumo do combustível, além de causar uma mudança nas taxas de contra-pressão, Isso provoca alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de peças. "Um catalisador genuíno, que vem no veículo novo, tem durabilidade mínima de 80 mil km", diz.

Manutenção
A Controlar, concessionária responsável pela aplicação do programade inspeção veicular em São Paulo, recomenda que os proprietários dos veículos verifiquem alguns itens de manutenção antes de passar pela inspeção ambiental veicular. Segundo a empresa, é importante fazer a manutenção preventiva recomendada pelo fabricante, estar com a troca de óleo em dia, filtro de ar limpo e com o veículo sem vazamentos aparentes.

Revisão básica
De acordo com Venosa, é aconselhável fazer uma revisão básica a cada 15 mil km ou uma vez por ano. Normalmente são trocados filtros de ar, de óleo e de combustível, além da substituição do jogo de velas. O preço varia entre R$ 300 e R$ 500, dependendo do veículo. Para o engenheiro, os veículos revisados para as férias de final do ano não devem ter dificuldades na inspeção. "Quem fez revisão recentemente não deve se preocupar, pois, provavelmente, o veículo está em ordem", lembra.

Cuidado com o que vai no tanque
A qualidade do combustível é um ponto importante que não pode ser esquecido, pois pode prejudicar o bom funcionamento do motor. Por isso, vale a velha dica de abastecer em postos de confiança, que, se possível, comprovam a procedência do combustível.

O Código Brasileiro de Trânsito é bem claro e prevê punição para veículos em mal estado de conservação. Esta regulamentação visa também diminuir o alto índice de acidentes com envolvimento de veículos em condições precárias. Mais de 40 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito, muitos deles poderiam ser evitados se os veículos estivessem em boas condições de uso. Por este motivo é justo que haja punição. As autoridades vem agindo severamente com a lei seca. Houve maior rigor e os acidentes diminuíram drasticamente. Então, percebemos que quando há mais rigor, há também mais respeito e sensibilização.
O motorista precisa ter consciência da importância de cuidar do seu veículo para garantir segurança no trânsito.
Seja consiente. Procure uma oficina de confiança, com profissionais qualificados, que utilizam peças de qualidade garantida.

Segue abaixo check list que pode ser aplicado em seu veículo e diminuir o risco de problemas mecanicos, acidentes e a possibilidade de reprova na inspeção ambiental.

Itens importantes para checar em seu veículo, conforme norm
a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – NBR 14624

Sistema de freios

  • Fluido para freio
    Indicação: troca anual
  • Discos de freio
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km
  • Pastilhas de freio
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km
  • Tambor de freio
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km
  • Freio a tambor
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
  • Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
    Indicação: verificar a cada 30 mil Km

Suspensão é responsável

pela estabilidade do veículo

  • Amortecedores
    Quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
  • Molas
    Quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
  • Bandejas e braços
    Danificadas e buchas gastas
  • Pivôs e buchas
    Folga ou gastos
  • Barra estabilizadora e bieletas
    Folga ou gastos

Filtro de ar

Fazer teste visual regularmente e se estiver escuro, substitua o componente por outro da mesma qualidade e especificações sugeridas pelo fabricante.

Palhetas do pára-brisa

  • Substituir o componente por outro de qualidade que atenda ás especificações do fabricante quando a borracha der sinais de ressecamento. O ideal é trocar a peça a cada seis meses. Para promover a limpeza do pára-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro.


Bateria

  • Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.
  • Sempre que ligar o veículo procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos 20 minutos para que nesse período a carga da bateria perdida durante a partida, seja totalmente recomposta.
  • Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.
  • Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio de terra solto.
  • Lembre-se que a constatação de defeito só é possível por meio de equipamentos especificos para diagnostico da bateria.
  • Não aceite que testem sua bateria fechando curto-circuito entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode danificar a bateria.
  • Se desejar instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique antes se haverá equilibrio do sistema elétrico, onde o Alternador conseguirá suprir o consumo de todos os componentes eletricos do veículo. Após essa verificação, assegure-se que a bateria atual é compatível com a nova demanda elétrica. As duas verificações podem ser feitas numa rede autorizada e no seu auto-elétrico de confiança.
  • Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio e DVD com o veículo desligado. O consumo excessivo poderá descarregar a bateria.
  • Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais) em uma oficina de sua confiança. O mal funcionamento de algum destes itens compromete a vida útil da bateria automotiva, podendo gerar sobrecarga, fuga de corrente, e outros fatores que prejudicam diretamente a bateria.
  • Evite ligar e desligar o veículo muitas vezes durante o dia sem intervalos suficientes (20 minutos pelo menos) para a recomposição da carga da bateria. Isso é muito comum em táxis.

Faróis

A troca deve feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim,que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período, por isso é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com baixa luminosidade.

Quando os faróis estão regulados, os fachos de luz têm uma inclinação de 15 graus para o lado direito, permitindo que o motorista enxergue placas de sinalização à distância e também para evitar a perda da visibilidade momentânea de que quem trafega no sentido contrário.

Pneus

  • Calibrar os pneus regularmente de acordo com especificações do fabricante, respeitando as condições de uso. Assim, você prolonga ávida útil dos pneus.Pneus em bom estado garantem a segurança do veículo, a dirigibilidade e o desempenho do veículo.
  • Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.
  • O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.

Alinhamento

  • A cada 5.000 km
  • A cada troca de pneus quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro
  • Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama"
  • Trepidação das rodas dianteiras
  • Vibração do carro
  • Volante duro
  • O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
  • O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados

Balanceamento

  • A cada 5.000 km
  • A cada troca de pneus
  • Toda a vez que fizer o rodízio de pneus
  • Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem
  • Após ter efetuado o reparo no pneu ou na câmara de ar

Faça o Dowload e imprima:

Check-list da manutenção preventiva do veículo, conforme norma ABNT 14624

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI26028-10337,00-COMO+DEIXAR+SEU+CARRO+PREPARADO+PARA+A+INSPECAO+VEICULAR.html ; http://www.carro100.com.br/checklist/checklist.php

2 comentários:

  1. ja fiz tudo que recomendaram e ainda assim fui reprovado na inspeção pela terceira vez, não sei mais o que fazer.

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  2. Prezado internauta,
    Agradeçemos o seu acesso. Imagino que o sei veículo tenha sido reprovado no teste de emissões e/ou opacidade de gases. O teste de emissões é realmente muito rigoroso e segue fatores estabelecidos pelo CONAMA, na Resolução nº 14/1995 e, pelo IBAMA, na Instrução Normativa nº 28/2002.
    As especificações técnicas de emissões para o seu veículo estão disponíveis na pagina da Anfavea: http://www.anfavea.com.br/emissoes.html.

    Estamos pesquisando maiores detalhes e em breve teremos novo post sobre o assunto.

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