domingo, 4 de outubro de 2009

O ar condicionado do meu carro requer manutenção preventiva ???


Vocês já fizeram um check-up do ar condicionado de seus veículos??!! O Verão está chegando e srá que o Ar-condicionado do seu carro está funcionando devidamente?

Muitas pessoas possuem ar condicionado em seus veículos mas não utilizam com frequencia por acreditar que o consumo do veículo aumenta, ou a performance do veículo diminui consideravelmente. Mas saibam que a falta de uso é o maior vilão contra o sistema de Ar-condicionado.

Segue então algumas dicas para quem possui ar-condicionado em seu automóvel e quer estar com ele em dia para o verão...


1° dica: O condensador colocado à frente do radiador do seu carro deve ser mantido o mais limpo possível, livre de insetos e outros detritos, a fim de permitir livre fluxo de ar, para desfrutar de plena capacidade refrigerante do sistema;

2° dica: Sempre que possível mande examinar a tensão da correia do compressor, e faça a troca de acordo com a indicação no manual do proprietário;

3° dica: Não se preocupe com a água que normalmente escorre através dos tubos laterais do seu evaporador (para debaixo do carro). Trata-se da desumidificação do ar interno que seu aparelho removeu para o exterior.

4° dica: Vale lembrar que os sistemas de ar condicionado completos também aquecem o interior do veículos nos dias frios. Neste caso, o calor vem da água do sistema de arrefecimento do motor. O principal é manter esse sistema em ordem e checar o estado de suas mangueiras.

5° dica: Tome como hábito fazer uma revisão geral em seu ar condicionado, pelo menos uma vez ao ano, pois ele foi fabricado para durar muito tempo e lhe proporcionar conforto e satisfação.

6° dica: Desfrute deste equipamento frequentemente, pois evita o ressecamento da vedação do sistema. Principalmente a vedação do compressor. Com a falta de uso, os retentores sofrem ressecamento e o gas refrigerante escapa do sistema, tornando necessário a manutenção do compresor e a inserção de gas refrigerante falante do sistema. A conhecida "reciclagem do gas" só é necessária quando o sistema perde o gas com vazamento.

Poucos componentes do automóvel exige manutenção preventiva tão simples como o sistema de ar condicionado. A melhor maneira de mantê-lo em perfeitas condições de funcionamento também é a mais fácil, barata e óbvia: basta usar o acessório normalmente, a assistência técnica só deve ser procurada se o equipamento apresentar perda de rendimento.

A crescente poluição do ar traz como conseqüências o aumento de casos de doenças respiratórias, reações alérgicas e queda na qualidade de vida nas grandes cidades. Para proteger o corpo humano dessas agressões, a cada ano cresce o número de filtros de cabine como equipamento-padrão nos veículos.

Os filtros de cabine purificam o ar que circula internamente no veículo, reduzindo a concentração de partículas e resíduos cancerígenos derivados da combustão e do ar aspirado da atmosfera.
Caso o ar-condicionado não esteja em bom estado, os ocupantes do carro podem estar se refrescando com um ar impuro, repleto de bactérias e fungos. Afinal, é ele quem puxa o ar de fora, recicla e refrigera dentro do veículo.
Um dos alertas para a necessidade de revisão é o mau cheiro. Por causa da umidade do ar, fungos e bactérias se condensam e ficam alojados na caixa evaporadora, levando ar impuro e com forte odor para dentro do automóvel. Tendo em vista a diminuição do mal cheiro, alguns fabricantes disponibilizaram no mercado Filtros de cabine com carvão ativado. Este filtro é similar ao filtro de cabine original, porém, uma camada adicional de carvão ativado absorve os gases nocivos e o mau cheiro, como o ozônio, óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos.

Desfrutem o ar condicionado neste verão!!!


Fontes: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/filtros/cabine.asp;
http://www.foguinho2001.com.br/dicas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário