quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Quais são os principais cuidados que devo ter quando deixar meu carro parado por muito tempo?

Depende de quanto tempo você pretende deixar seu carro parado. “Se o período for de até seis meses, deve-se deixar o pneu com calibragem entre 20% e 30% acima do normal”, explica Rubens Venosa, engenheiro mecânico da Motor Max. Já se a intenção for não usar o carro por um tempo ainda maior, o recomendado é suspender o veículo sobre cavaletes para evitar o surgimento de deformações dos pneus.

Outro cuidado importante é desligar a bateria e, “se possível, mantê-la fora do carro com carregador portátil e deixar sempre carregada”, diz Venosa. “Uma bateria por um ou dois meses sem carga não tem mais volta”, esclarece o engenheiro mecânico.

Para os carros que ainda têm tanque de metal, Venosa recomenda deixar o tanque sempre cheio para evitar a oxidação. Além disso, o óleo tem oxidação natural, o que com o tempo poderá provocar desgastes. “A recomendação é trocar o óleo a cada seis meses, ou trocar o óleo de todas as peças antes que o motor funcione”, sugere o engenheiro mecânico.

“Com o carro parado ainda vai haver uma deterioração nas borrachas em função do contato com o ozônio do ar. Por isso, tudo o que for de borracha deve ser verificado antes do funcionamento”, diz Venosa. Mas ele alerta que não se deve colocar óleo sobre a borracha, mas sim fazer apenas uma boa lavagem.

Venosa lembra que é indispensável fazer um check-up após o carro ficar parado por muito tempo. Deve-se checar se não houve engripamento de freios e de embreagem, qual é o estado da lubrificação e como está o funcionamento de todas as partes móveis do veículo. Mas, por todos estes danos que podem ser causados, o engenheiro mecânico recomenda que se evite deixar carro parado por um período longo.

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI98237-10337,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário