segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mulheres e Manutenção Preventiva: uma combinação que dá certo

O número de mulheres que leva seus carros às reparadoras tem aumentado.
Está na hora de prestar mais atenção nesse público.


Se você acha que oficina mecânica também é lugar de mulher, mostra que conhece as tendências do mercado. Esse ambiente que antes era essencialmente masculino vem sendo progressivamente “invadido” e agora é dividido quase igualmente entre ambos os sexos. Hoje, as clientes representam 46% do público atendido, segundo dados do ASE (Excelência de Serviço Automotivo). Além disso, elas se mostram cada vez mais cuidadosas com seus carros e adeptas da Manutenção Preventiva.

Esse fato pode ser resultado da maior independência adquirida ao longo do tempo, ao esforço para se manter financeiramente ou por outro motivo. As mulheres, porém, são mais dedicadas e conscientes de que é necessário zelar pelos bens que possuem.
Manutenção Preventiva - “A mulher costuma ser precavida. O homem espera acontecer algum problema para, depois, resolver.” Não existe mais aquela imagem da mulher que não tem nenhum conhecimento sobre automóveis. “Os homens são mais ‘palpiteiros’ e desconfiados”, acredita.

“É mais fácil conscientizar uma mulher da importância de fazer uma revisão periódica. Elas são mais prudentes e aderem naturalmente à Manutenção Preventiva”, afirma. “Não querem se arriscar a ficar com o carro quebrado de repente, à noite, em um local perigoso. Têm receio e, por esse motivo, respeitam o programa estipulado.”

Sem machismo - O tratamento ao público feminino não precisa ser diferenciado. A única exigência unânime é respeito. Hoje em dia, ao entrar em uma oficina, a mulher já não se depara mais com um ambiente rude, desagradável e de aparência suja que a espantava. As reparadoras foram modificadas para atender melhor ao mercado e as clientes.
Talvez existam mais mulheres nas oficinas atualmente pelo simples fato de que elas estão comprando mais carros. Segundo pesquisas realizadas por fabicantes de automóveis, o público feminino é responsável pela aquisição de 40% dos automóveis 0km.

Outros fatores que influenciam - Mesmo que todos os entrevistados concordem que, em geral, as mulheres são mais cautelosas com seus carros, existem outros elementos relevantes na hora de aprovaro serviço que será feito no veículo. “A adesão à Manutenção Preventiva é também uma questão de cultura. As vantagens são pouco divulgadas. As pessoas acabam esquecendo das precauções e gastando mais dinheiro com os consertos”. “Somente cerca de 30% dos proprietários de veículos levam o carro para a revisão periodicamente. Normalmente, são aqueles que têm um grau maior de instrução. Os bem informados sabem que é essencial realizar as manutenções nos períodos certos. Porém, tudo depende muito da situação financeira de cada um.”

Fonte: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=457&AreaBanner=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário